A fazenda Araras

Julio Prestes nasceu em 15 de março de 1882.

      A Fazenda Araras pertencia a Julio Prestes antes dos acontecimentos de 1930. A Fazenda Araras localiza-se ao lado esquerdo da Estrada Velha Itapetininga – Tatuí, alguns quilômetros depois da Penitenciaria do Bairro Capão Alto.  Essas cidades ficam na região da sorocabana no interior do estado de São Paulo, onde viviam os Prestes de Albuquerque.

 

Mas o seu retorno do exílio, em 1934, é que promoveu reformas e adaptações, especialmente no velho casarão, onde construiu a majestosa varanda. Passou a residir lá em caráter definitivo. Logo ao entrar vê-se a represa que Julio Prestes construiu com varias finalidades, inclusive a de geração de energia elétrica para a propriedade. Prosseguindo, em todos os recantos o aspecto bucólico está presente.

 

 Os moveis entalhados eram franceses possuía uma bela coleção de quadros, bronzes franceses da Academia de Belas Artes de Paris (que estão hoje no Museu instalado no Centro Cultural e Histórico), e pelo 1° Estudo do Monumento às Bandeiras, do Ibirapuera, que lhe foi oferecido a seu grande amigo Victor Brecheret.

     Segundo o relato da artista plástica Maria Prestes de Albuquerque, sobrinha de do ex-presidente, a partir do momento em que ele retornou do exílio e fez a Fazenda Araras sua residência, dedicou-se integralmente à agropecuária. Destaque especial mereceu a cultura do algodão, a criação de gado charolês, gir e nelore; criação de cavalos, árabe, mangalarga e inglês (que era fornecido ao Exercito Nacional); carneiros, marrecos de boina, pavões, galinhas de angola, perus e gansos. Cultivou laranja de varias espécies. Enviou mudas e segredo da hibridação ao Instituto Agronômico de Campinas e à Escola Superior Luiz de Queiroz, de Piracicaba.

     Capitulo especial mereciam as avenidas de oliveiras. As azeitonas eram enviadas ao Sr. Kalil Hallak para serem curtidas. Paralelamente, varias outras culturas eram desenvolvidas.

   Na tarde do ultimo dia 06 de março de 1994, um domingo. Acompanhados do ex- vereador Alceu Alves de Oliveira do vereador José Vicente Gomes sua sobrinha Maria Prestes de Albuquerque e demais amigos, tivemos a oportunidade de visitar a sede da Fazenda Araras que há muito estávamos preocupados com a ausência de informações sobre esse verdadeiro monumento histórico.

Sabíamos apenas que desde 1985, a propriedade não mais pertencia aos descendentes do Ex-presidente. Hoje o atual proprietário publicitário Wellingthon Amaral Junior, restaurou o mesmo em suas linhas originais, somente trocando aquilo que fosse rigorosamente necessário. Desde 1963 reside lá o Administrador da Fazenda o Sr. Luiz da Costa de Barros. O mobiliário foi retirado quando a fazenda foi vendida em 1985, restando apenas três peças. Mas o casarão em si esta perfeito, chamando atenção por detalhes em cada aposento. Desde o enorme porão, tudo ali tem um ar de grandiosidade e preservação do passado. Na majestosa varanda, que preserva todas as suas características, Julio Prestes costumava, nos finais de tardes, declamar poemas.

     Muitos desconhecem sua grande veia poética. Era um homem altamente espiritualizado. Sofreu mais dois rudes golpes, com a perda quase simultânea, do pai e da esposa. Segundo o historiador Mauro de Mello Leonel, “o sentido do passamento de Dona Alice e do venerado Coronel Prestes, para o Dr. Julio representou uma perda terrível. Fora feito, porem, para resistir aos mais embates da vida”.

     Dessa varanda, onde o Ex-presidente declamava e meditava, descortina-se uma belíssima paisagem, daquelas que fazem com que o nosso espírito integre se à natureza. Vizinha a Fazenda Araras, existe a Fazenda Paiol, ainda pertencente aos seus descendentes.

     Consta agora, que a Fazenda Araras esta novamente à venda. Nossa preocupação é com a preservação do histórico casarão, um monumento. Que eventuais novos proprietários tenham a mesma sensibilidade do atual, em preservá-lo. Repetimos que lá esta um pedaço da historia, não só de Itapetininga, mas de todo o Brasil.

 Reportagem feita 12-03-1994, pela Folha de Itapetininga, por Silas Gehring Cardoso.

Anúncios

3 Respostas to “A fazenda Araras”

  1. Alessandra Mariano de Almeida Says:

    Muito legal saber q nossa historia esta sendo preservada, alias, nós adquirimos, a mangueira e a balança, que eram da fazenda e tem a marcação de gado do Ilustrissimo, Julio Prestes.
    Esta em nosso sitio muito bem preservada…

  2. pAULO pINTO cORRÊA Says:

    gostaria de saber se a fazenda do paiol em Itapetininga foi adquirida pelo Dr. Julio Prestes de meu avô AUGUSTO PIRES CORRÊA , ou se meu avô foi apenas administrador da fazenda . Estas informações não consigo encontrar uma vêz que meu pai CHERUBIM ALVES CORRÊA morou na FAZENDA DO PAIOL em idos de 1908 mais ou menos.
    Aguardo se houver alguns dados a respeito, por estar escrevendo um livro de memorias e necessitar dessa informação.
    atenciosamente Paulo Corrêa

    • levi sarubo Says:

      em primeiro lugar se voçe e escritor tenho a verdadeira estoria desta fazenda, tudo que voçe sabe da estoria da fazenda araras e fazenda do paiol e uma grande mentira, esta informação que voçe tem , não e verdadeira. se voçe quiser mesmo saber vem ate tatui interior de sâo paulo que tem uma pessoa que vai contar a verdadeira estoria pra voçe, nao e mentira isso que estou te escrevendo, e se eu falar que julio prestes foi um verdadeiro ladrao voçe acreditaria ? isso è so começo doque tenho pra te contar e posso provar isso com documentos da atè um filme da verdadeira estoria. se quizer vem aqui pra constatar, mais vem co tempo que a estoria è longa. meu endereço rua osmil martins vila santa rita n998 meu imail. sarubo-levi@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: